O vinho blog ’13 by Tiago Cabaço – um bivarietal feito com as castas Alicante Bouschet e Syrah – foi considerado “Best in Show – Best Red Blend”, ou seja, “melhor vinho tinto de lote do mundo”, nos Decanter World Wine Awards. Tornou-se o primeiro vinho português a obter tal distinção num dos mais importantes concursos de vinho a nível mundial e por isso tem estado nas bocas do mundo, chamando a atenção para um jovem que já tinha apresentado outros vinhos de alto gabarito e que se afirma como um dos valores mais seguros da nova geração de produtores do Alentejo e do País.
Filho de Estremoz, onde vive, aprendeu a gostar das vinhas e da adega com os pais e a conhecer-lhes os segredos. Em 2004, criou a marca Tiago Cabaço Wines, que tem lançado vinhos de perfil moderno, mas com carácter alentejano: “.com”, monovarietais, “Vinhas Velhas”, espumante, e “blog”, sendo estes os topos de gama.
A matéria-prima vem de 83 hectares de vinhas, entre as quais se encontram algumas das melhores e mais velhas vinhas do Alentejo, todas nas proximidades de Estremoz. Do total, 23 hectares são brancos, com aposta nas castas tradicionais da região, Arinto, Roupeiro e Antão Vaz, e reforço de outras, como Verdelho da Madeira, Encruzado, Viosinho e Viognier; e 60 hectares são tintos, de castas escolhidas em função do terroir, que indicou Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Aragonês, Syrah e Petit Verdot. A enologia está confiada a uma profissional também jovem e também com provas dadas: Susana Esteban.
Add Comment